Header Ads Widget


Deu no Estadão: "Escola é dominada por preconceitos, revela pesquisa"

Por Simone Iwasso e Fábio Mazzitelli

O preconceito e a discriminação estão fortemente presentes entre estudantes, pais, professores, diretores e funcionários das escolas brasileiras.

As que mais sofrem com esse tipo de manifestação são as pessoas com deficiência, principalmente mental, seguidas de negros e pardos.

Além disso, pela primeira vez, foi comprovada uma correlação entre atitudes preconceituosas e o desempenho na Prova Brasil, mostrando que as notas são mais baixas onde há maior hostilidade ao corpo docente da escola.

Comentário

Quem tem acesso a esse trabalho, especialmente aos questionários apresentados?

À primeira vista, as conclusões são absurdas.

Segundo o infográfico, publicado no jornal impresso:

1. 99,3% tem algum tipo de preconceito.

Qual o significado desse dado? Para mim é problema da formulação da pergunta. A conclusão é que toda pessoa tem alguma forma de resistência em relação a terceiros. Se é um dado geral, não pode ser medida de manifestação de preconceito.

2. Diz que 96,5% tem preconceito contra portadores de deficiência física, 94,5% têm preconceito de raça, 93,5% contra homossexuais e 91% contra os mais idosos. Não bate.

Qual o percentual de alunos negros, mulatos ou de outras etnias no sistema escolar? Para que 94,2% tivessem preconceito racial, signgificaria que o preconceito é das maiorias e das minorias.

Ora, petecas!, se esse dado fosse real, esse país seria um caldeirão racial prestes a explodir. Ou esta pesquisa promoverá uma revolução no modo de enxergar o brasileiro, ou incorreu em problemas metodológicos radicais. Luiz Nassif

Postar um comentário

0 Comentários